Vitor J. Longo

Audaces Fortuna Juvat

Construção de negócios

É certo que tocar um negócio exige o equilíbrio de vários “pratos” rodando ao mesmo tempo e que o empresário que está a frente do negócio muitas vezes sente-se sobrecarregado e até mesmo perdido diante de tantas demandas.

Mas atenção ao grande perigo que isso pode causar:

A estagnação.

Já observei empresários com 10, 15 anos de negócio ainda vivendo o “início” do negócio. Ainda lidando com os mesmos problemas – a realidade é que eles estavam perdidos e não sabiam o que estavam fazendo.

De nada adianta “trabalhar” muito sem direção, sem método, sem aplicação, isso não passa de uma dispersão de energia, no fim, esses empresários fazem muitas coisas, mas sem avanço real.

Payot retratou:

“O método não é percebido pelo pelo público superficial. Quando carrega Blériot (um dos pilotos pioneiros da aviação francesa) em triunfo, ele não sabe que foram dez anos de esforço e heroísmo a preceder seu sucesso. Ignora a energia exigida de um inventor para suportar estoicamente os fracassos e a crueldade da matéria, sempre insubmissa. Não sabe quanta iniciativa foi necessária a milhares de trabalhadores que cooperaram sem saber para uma grande obra, aperfeiçoando os motores e os diversos órgãos de um aeroplano, para tornar possível o voo de Blériot”

Todos estamos acostumados a ver os grandes sucessos, mas não conseguimos observar o que está por trás disso, seus métodos, processos, etc.

De certa forma, temos todos a vã esperança de que de repente as coisas irão dar certo, como em um passe de mágica.

Não entendemos que para construir uma grande obra, um grande negócio, é necessário método!

São anos de esforços – “aperfeiçoando os motores e os diversos órgãos de um aeroplano, para tornar possível o voo de Blériot”– aperfeiçoando cada área do negócio metodicamente, melhorando continuamente com aplicação e profundidade. É assim que se constrói o progresso.

Mas a maior parte dos donos de negócios, não querem se aplicar desta maneira, eles querem sempre tentar coisas novas e diferentes; pular de galho em galho; sempre em busca da pílula mágica – e fracassam, não conseguem implementar nenhum melhoramento nessa grande máquina chamada: negócio – e por isso ficam muitas vezes 10 anos lidando com os mesmos problemas, sem obter progresso algum.

“É porque os métodos científicos não são facilmente suportáveis por nosso orgulho e agitação.”

É um regime natural do ser humano. Esse tipo de atitude obedece a nossa natureza instável e preguiçosa.

É muito mais fácil ter a vã esperança de encontrar uma pílula mágica que mudará o nível do seu negócio, do que se aplicar durante longos períodos melhorando cada etapa das partes fundamentais do seu negócio, lidando com o fracasso, identificando as causas e efeitos até obter o sucesso. De certa forma, é um processo doloroso!

“[..] não sabe que foram dez anos de esforço e heroísmo a preceder seu sucesso. Ignora a energia exigida de um inventor para suportar estoicamente os fracassos e a crueldade da matéria, sempre insubmissa.”

Vi que para construir uma grande obra são necessários anos de labor modesto e que método e disciplina em uma única direção são fundamentais. Não existe pílula mágica!

Diante disso, podemos enxergar a realidade como ela é e nos adaptarmos ou ignorá-la, só não podemos ignorar as consequências da mesma.

A verdadeira inteligência é enxergar a realidade como ela é e agir de maneira a tirar proveito dela.